Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo
Desenvolvimento Integrativo
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Figura 3: Ser Integral
​
“O principal motivo para o fracasso da ciência médica moderna é que ela está lidando com os resultados, e não com as causas” (Eduard Bach).
​
E para falar em causas, é necessário um olhar cuidadoso para a complexidade humana. Não é mais possível pensar em si mesmo como se fosse uma máquina composta por peças que, quando estragam, devem ser consertadas ou substituídas. Este pensamento arcaico precisa ser superado. Infelizmente ele ainda orienta a maioria de nossas decisões. Seu coração, por exemplo, não é uma peça, mas um órgão complexo que interage com todo o organismo, é impactado por suas emoções e recebe influência também dos meios físicos e sutis com os quais você interage incessantemente. Ser Integral é cuidar da totalidade humana para não ter que tratar do "problema do seu coração".
​
Ser integral, portanto, não é apenas um rótulo, mas uma atitude. É reconhecer-se a partir do pertencimento a si, à Natureza, à sociedade e ao Cosmo. A causa da saúde - e também da cura - está nesta atitude.
​
Não é uma receita, não há uma apostila. Trata-se de redescobrir a natureza humana, a verdadeira natureza sutil e maravilhosa que já está lá, onde sempre esteve, antes de ser negligenciada pelo pensamento abstrato que orienta a sociedade moderna.
​
Mas estamos cientes de que não se trata de mera compreensão cognitiva. As marcas de uma vida fragmentada são profundas em nosso ser, escapam ao nosso controle e se manifestam por patologias diversas. Assim, na sessão SERVIÇOS deste site, você encontrará várias possibilidades de atendimento. Se não encontrar o que procura, entre em contato, nem que seja para uma conversa informal. Estamos prontos para atendê-lo.
​
​
​

​
Apresentação
A Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo tem por objetivo oferecer um ambiente saudável para a promoção da saúde integral em seus aspectos físico, psicológico, espiritual, social e ambiental. Procuramos reunir profissionais da área de saúde integrativa, promover trocas de experiências e oportunizar práticas terapêuticas, cursos e experiências significativas para melhoria efetiva da saúde. O local é um organismo agrícola, ou seja, um ambiente minuciosamente planejado, propício ao trabalho de regeneração humana. O contato com a Natureza em sua complexidade e diversidade favorecem o encontro do consultante consigo auxiliando no fortalecimento de seu potencial de ser naturalmente saudável.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Figura 1: Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo
​
Localização
A Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo se localiza na área rural do Plano Diretor Norte da cidade de Palmas, Capital de Tocantins. Apesar de ser uma capital do País, a região tem pouquíssima oferta deste tipo de serviço, o que significa grandes oportunidades de trabalho.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Figura 2: Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo
​
​
O Projeto
Ao completar oito anos de existência, a Eco Nativa precisava de uma nova sede, afastada dos centros urbanos em um ambiente mais propício à realização de seu propósito. Em agosto de 2021 foi adquirida uma área rural com 80 mil metros quadrados no município de Palmas, Tocantins.
​
O projeto prevê uma vila residencial que acolherá profissionais com intenção de dedicarem-se ao trabalho em nossa nova sede. Para profissionais itinerantes ou facilitadores de cursos e eventos, a área contará com hospedagem e alimentação. Na Vila Eco Nativa os participantes poderão conviver com animais como vacas, galinhas, patos e outros, além da possibilidade de alimentarem-se de forma saudável com ingredientes oriundos da terra saudável e biodiversa. Há previsão de produção de néctar, assim chamado pela literatura Ayurvédica o leite (Goksira) recém tirado da vaca. Um dos subprodutos da produção do leite é o esterco, utilizado em compostagem e produção de cifre-esterco, um dos preparados da Agricultura Biodinâmica. Além disso, haverá uma área específica para o atendimento de crianças em contra turnos que poderão explorar seus talentos enquanto desfrutam de um profundo contato com a Natureza, junto de um sistema agroflorestal e animais diversos. A área de preservação permanente - APP - é enorme e será totalmente recuperada.
​
​
Público
Profissionais da área de saúde humana e pessoas que não atuem na área de saúde mas, de alguma forma, acreditam poder fazer mais por si mesmos, para melhoria de sua saúde física e mental, a partir de algumas mudanças em suas rotinas diárias.
​
​
A proposta é a sustentabilidade
Uma de nossas diretrizes é a sustentabilidade dos projetos. Por isso, cada iniciativa busca a viabilidade financeira (aspecto econômico) enquanto abre espaço para a participação daqueles que não possam contribuir financeiramente (aspecto social) ao mesmo tempo em que há um profundo respeito pela Natureza (aspecto ambiental) . A recuperação dos espaços naturais com espécies nativas, frutíferas, ervas aromáticas e medicinais, criação de abelhas, etc. é uma premissa. A Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo será uma pessoa jurídica, com características de um condomínio rural, cuja minuta de seu estatuto já pode ser consultado (ver item "a" da fase 1). A iniciativa é da Eco Nativa, uma empresa fundada em 2013 e que atua na área de terapias, educação e consultoria.
​
​
A Vila Eco Nativa não tem bandeira ideológica
Não temos vínculo, tampouco influência de qualquer tipo de ideologia, seja religiosa, política partidária ou outras. Nossas políticas de trabalho estão vinculadas ao resgate do que é natural, saudável e sustentável. Nossas diretrizes tem fundamento no Ser Integral e no Desenvolvimento Integrativo, o que abre a perspectiva de uma visão de mundo espiritualista, ou seja, alma e corpo integrados.
​
​
O que já está disponível
a) Área de terra com 80 mil metros quadrados subdividida conforme Figura 1;
b) Água limpa proveniente de um poço artesiano;
c) Atendimentos a distância;
d) Minutas do Estatuto e do Regimento Interno;
​
​
Próximas fases do Projeto
Fase 1:
a) Elaboração normativa
a.1) ESTATUTO SOCIAL (minuta finalizada);
a.2) REGIMENTO INTERNO (minuta finalizada);
b) Elaboração do projeto de Agrofloresta (ver projeto) - finalizado;
c) Elaboração do projeto arquitetônico (ver especificações) - esboço finalizado;
d) Elaboração do projeto executivo e viabilização (ver projeto);
​
Fase 2:
a) Aprovação do projeto junto à Prefeitura Municipal de Palmas;
b) Abertura da venda de cotas residenciais (que subsidiarão as demais estruturas);
c) Criação da pessoa jurídica VILA ECO NATIVA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRATIVO.
d) Busca de fundos financeiros para os projetos;
c) Implantação do projeto de agrofloresta (finalizado);
​
Fase 3:
a) Construção da infraestrutura da Vila (energia, água, vias de acesso e muros);
b) Construção da casa de apoio;
c) Disponibilização do salão de festas (já construído);
d) Liberação para a construção das casas residenciais (com recursos de cada morador).
Fase 4:
a) Construção da sala de eventos;
b) Construção da escola (contra-turnos ou infantil);
c) Construção de alguns chalés para hospedagem;
Fase 5:
a) Venda das unidades comerciais;
b) Articulação para execução de outros projetos;
​
​
Demanda por profissionais
A Vila Eco Nativa de Desenvolvimento Integrativo formará um corpo de trabalho que envolverá profissionais das seguintes áreas:
- Medicina;
- Nutrição;
- Psicologia;
- Fisioterapia;
- Pedagogia com olhar integrativo (Waldorf, Montessori, Piaget, etc.) para atividades de contra-turno escolar;
- Terapia integrativa constante da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (https://aps.saude.gov.br/ape/pics);
Além disso, serão necessários parceiros para:
- Administração da hospedaria;
- Administração do restaurante naturalista;
- Administração da Agrofloresta e sua produção, a ser destinada primordialmente ao consumo interno da Vila Eco Nativa e ao abastecimento de escolas públicas locais;
- Administração da produção de Nectar (leite) e sua comercialização;
- Beneficiamento de algum produto produzido na VILA.
​
​
Como eu posso participar?
Se você se encaixa na descrição dos profissionais demandados do item anterior, você poderá participar de nossa equipe residente ou itinerante. Entre em contato conosco para que possamos nos conhecer e avaliar as oportunidades. A equipe residente será composta por pessoas/famílias que tenham interesse em adquirir uma área rural de aproximadamente 1.000m2, com escritura registrada em cartório, onde poderá construir sua própria residência. Os recursos financeiros provenientes destas aquisições serão utilizados para a implantação da infraestrutura do projeto.
​
Um dos critérios para integrar o corpo de profissionais da Eco Nativa é a realização do Curso Gestão do Capital de Vida, oferecido pela Eco Nativa. Trata-se de um curso em que o estudante é estimulado a refletir sobre a visão de mundo contemporânea, baseada nas revoluções do conhecimento do século 20, abrindo perspectiva para novas formas de pensar e de fazer.
​
​
Quem são os idealizadores?



Edna Ferreira
Nascida em Macapá, Amapá em 01 de janeiro de 1967, é Pedagoga especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Terapeuta em Renascimento (Rebirthing Therapy), Terapeuta Transpessoal, Terapeuta Ayurveda, Terapeuta Floral (Bach), Aromaterapeuta, Focalizadora de Dança Circular. Concluiu o Curso Regional de Agricultura Biodinâmica e três módulos do Curso de Pedagogia Curativa e o curso Tratamento do Autismo – Protocolo Ouro. Tem formação em Capacitação para Reconhecimento, Diagnóstico e Intervenção do Transtorno do Espectro Autista. Atualmente está fazendo formação em Nutrição, pós graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual, pós graduação em Desenvolvimento Infantil e também estudos aprofundados em Ayurveda. Tem fluência na língua inglesa. Viver na Áustria por um período cinco anos lhe proporcionou nova experiência com outra cultura em uma realidade totalmente diferente da brasileira, num país desenvolvido, rigoroso, exigente, disciplinado, com valores e costumes refinados, onde aprendeu alemão fluente. Com três filhos que hoje já encontraram seu caminho, realizou seu trabalho de mãe, sendo que a característica de educadora é colocada agora a serviço de outras crianças. É empresária e proprietária da Eco Nativa.

Paulo Rathunde
Nascido em União da Vitória, Paraná, em 03 de agosto de 1964, é Mestre em Organizações e Desenvolvimento Sustentável, tem formação em Engenharia Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos, Especialização em Psicologia Transpessoal, Administração de Empresas e Geoprocessamento. Concluiu o Curso Regional de Agricultura Biodinâmica e a Formação nos Quatro Pilares da Saúde do Vida Veda. Tem fluência em inglês e estuda Alemão. Consultor, palestrante e escritor, é autor de dois livros - Artesão do Meu Futuro e Peregrino: A Saga de um Eu Governado por Outros - e de vários artigos acadêmicos. Tem experiência nas áreas de Gestão, Gerenciamento de Projetos, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, projetos socioambientais, gerenciamento de projetos, planejamento de vida e carreira e liderança consciente. Atuou, de agosto/2013 a março/2020 como Superintendente Técnico do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, parceria entre Copel e Eletrosul para construção e operação da Usina Hidrelétrica Governador Jayme Canet Junior (Mauá) no Paraná. Oficial da reserva, atualmente é empresário, proprietário e Consultor pela Empresa Eco Nativa e facilitador do curso Gestão do Capital de Vida. Pai de dois filhos, um já formado e outro universitário, é questionador e autodidata, característica que o ajudou a desenvolver a visão integrativa.
​
Quer saber mais?
Entre em contato com a gente pelos canais no rodapé desta página. Teremos muita satisfação em atendê-lo.
​
​