Saúde e doença na visão Ayurvédica

08/29/2017

 

Por Paulo Rathunde. 

 

Em palestra realizada no dia 19 de agosto de 2017 na Eco Nativa, Dr. Jean Marcel Lemes, médico infectologista especializado em saúde Ayurvédica, abordou os princípios, os benefícios e as formas de tratamento desta antiga arte médica, a Ayurveda.

 

Dr. Jean mostrou que tudo na natureza pode ser remédio, alimento, saúde, doença ou veneno, dependendo da forma, do meio, da quantidade, da administração e da indicação de cada substância. Para a Ayurveda, o ser humano é uma indústria que regenera milhões de células diariamente. Este é um dos princípios básicos desta abordagem de origem milenar indiana que entende a saúde como um processo dinâmico, sendo a alimentação o principal fator de manutenção dos tecidos.

 

Considerando este pano de fundo, um profissional da saúde ayurvédica trabalha primeiramente na eliminação de toxinas e depois na regeneração de tecidos, quando necessário, buscando condições favoráveis para que o próprio organismo atue para a recuperação do estado de saúde. Vejamos alguns exemplos: se uma glândula não produz hormônio, a patologia resultante é o Hipotireoidismo e o tratamento comum é a reposição hormonal. Mas na ayurveda se pergunta: por que não regenerar a glândula para que ela volte a funcionar normalmente ao invés de depender eternamente desta reposição? Uma pessoa com doença autoimune produz um anticorpo tóxico para o seu próprio corpo. Ao invés de usar indefinidamente substâncias que promovem a imuno supressão, a ayurveda questiona: por que não adotar uma estratégia para que o organismo pare de produzir este anticorpo? As respostas a estes e a outros tantos questionamentos conduzem às estratégias adotadas pela saúde ayurvédica.

 

Trata-se de uma abordagem totalmente integrativa no que diz respeito à relação mente-corpo e também no que se refere à integração com outras medicinas, afirmou Dr. Jean. Por exemplo, ao se diagnosticar um cálculo obstruindo a passagem da urina entre o rim e a bexiga, a melhor indicação Ayurvédica poderá ser o procedimento cirúrgico. Superada a emergência, buscar-se-á soluções para que o organismo retorne ao estado de saúde e não produza mais cálculos.

 

Para conhecer mais sobre este interessantíssimo assunto ou agendar uma consulta Ayurvédica, ligue para um dos números que estão no rodapé desta página ou clique neste link. Sua saúde e bem estar agradecem.

Please reload

Postagens destacadas

Somos Eco Nativa

June 30, 2013

1/1
Please reload

Postagens recentes

17/12/2017

05/10/2017

Please reload

Please reload

Localize por tags
Siga-nos na rede
  • Facebook Classic

Compromisso com a vida!

R. Edmundo saporski, 272, Mercês, Curitiba. 80.710-610

(41) 99601-2638

contato@eco-nativa.com

facebook.com/econativa.integral

  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now