Sustentabilidade com fibra de açaí

02/02/2015

 

Paulo Rathunde

 

Viver em cidades é opção que inegavelmente traz inúmeros benefícios, mas o afastamento da terra pode gerar ilusão de não ser necessário se preocupar com a origem e o descarte daquilo que se usa. Atitude responsável requer redução, reuso e reciclagem.

 

Você já pensou no que significa, por exemplo, o aumento impressionante do consumo de Açaí nos grandes centros urbanos de todo o Brasil nos últimos anos? Além da produção e da logística, há o descarte daquilo que não é utilizado. Mas todo problema pode ser visto também como oportunidade. O talo do Açaí, descartado após a retirada do fruto, pode se transformar em lindas peças decorativas. É o que descobriu uma comunidade no litoral da Bahia.

Artesão tecendo uma mandala de fibra de açãi

 

Uma senhorinha muito simpática que conhecemos na região trabalha na tecelagem de fibra de açaí há 11 anos. Iniciou fazendo esteiras e hoje produz, com esta fibra, belíssimas peças artesanais. Adquiriu, durante este tempo, habilidade digna de um mestre e obtém deste trabalho a renda necessária para o sustento de sua família.

Luminárias de fibra de açaí

 

O artesanato com fibra de açaí promove a redução à medida que diminui a demanda por peças decorativas industrializadas. Promove a reciclagem da fibra de açaí que se transformaria em lixo. Promove a distribuição de renda ao criar um fluxo econômico para aqueles que mais precisam. Promove o bem estar de quem decora sua casa com um produto absolutamente natural, que aciona a memória celular de uma vida simples e saudável e que está impregnado pela energia de quem o produz com muito carinho.

Luminárias de fibra de açai

 

Atitude sustentável não precisa de investimentos em projetos mirabolantes. Precisa de criatividade, intenção e olhar cuidadoso para o que é simples e quase óbvio.

 

A Eco Nativa oportuniza o acesso a produtos artesanais de fibra de açaí. Venha conhecê-los sem compromisso e bater um papo conosco sobre atitude sustentável.

 

Eco Nativa, compromisso com a vida.

Oriente-se pelo mapa!

 

 

 

Please reload

Postagens destacadas

Somos Eco Nativa

June 30, 2013

1/1
Please reload

Postagens recentes

17/12/2017

05/10/2017

Please reload

Please reload

Localize por tags
Siga-nos na rede
  • Facebook Classic

Compromisso com a vida!

R. Edmundo saporski, 272, Mercês, Curitiba. 80.710-610

(41) 3521-7128 / 99601-2638

contato@eco-nativa.com

facebook.com/econativa.integral

  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now