Somos Eco Nativa

Paulo Rathunde

O que Economia tem a ver com Ecologia? Pelo jeitão tradicional de pensar, muito pouco. Mas a conexão começa pela “casa” presente na etimologia dos termos. Economia significa gerir ou administrar a Casa. Ecologia é o estudo da Casa, do lugar onde se vive, incluindo o ser humano. Ora, partindo do princípio que quanto mais se conhece, melhor se administra, eureca, a ligação está feita.

Mas da perspectiva disciplinar não é assim. Economistas pós-doutorados podem ser ignorantes no conhecimento da própria Casa enquanto ecologistas especializados podem abominar administrá-la. Da míope visão econômica disciplinar, só interessa valor econômico obtido pela transformação de “recurso” natural em bem de consumo quando “recurso” humano lhe atribui forma, significado, uso e função. Cria-se valor cultural do que antes tinha valor natural. São seres humanos trabalhando quais máquinas a produzir riqueza do que a Natureza oferece como se fosse inesgotável. E assim, a insana engrenagem da Matrix é insustentável, uma vez que asfixia a essência viva que a sustenta.

“Mens sana in corpore sano”. A citação latina derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal serve de metáfora para se entender o conceito de sustentabilidade: o necessário equilíbrio entre Economia, Natureza e sociedade. Não há economia saudável com natureza ou sociedade debilitada. É preciso cuidar da Casa, não somente administrá-la, esta Casa que exibiu sua bela, elegante e azul finitude somente quando a vimos por inteira pela primeira vez na foto trazida do espaço pelo astronauta russo Iuri Gagarin em 1961.

Ao conhecer a casa para bem administrá-la, encontramos nossa origem comum. Nativa é expressão do que é próprio ou natural de um certo lugar. Eco Nativa remete àquilo que é próprio ou natural de nossa Casa, da Mãe Terra, remete a nós, à nossa essência. É resgate do simples, do que pode ser administrado com visão de conjunto com respeito ao que é natural e humano. Não é negar a economia, mas reinventá-la. É administrar a Casa com conhecimento, sabedoria e inteligência. É reconhecer a integralidade do ser humano capaz de expressar pelo trabalho artesanal um sentido de vida, emoção, significado cultural, criatividade, exclusividade e beleza. É usufruir da Casa cuidando da totalidade à qual pertencemos. É sentir a Terra pulsando no cotidiano de cada um e de todos.

Somos filhos da Terra, somos filhos da Casa, somos Eco Nativa.

Postagens destacadas
Postagens recentes
Localize por tags
Siga-nos na rede
  • Facebook Classic

Compromisso com a vida!

(41) 99601-2638

eco.nativa.integral@gmail.com

facebook.com/econativa.integral

  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now