Lições de vida na arte da pintura com terra

06/02/2013

Paulo Rathunde

 

Alex Mendonça e sua esposa vivem em Bichinhos, Minas Gerais. São daquelas pessoas iluminadas que decidem romper padrões para construir vida simples em harmonia com a Natureza, respeito ao ser humano e integridade de valores. Mais do que meros artesãos, expressam por seu trabalho um sentido de vida e uma sabedoria que muitos passarão a vida sem conseguir alcançar sequer uma pequena noção.

 

A pintura com terra nasceu da necessidade de decorar um pequeno quarto que Alex alugara na região. Sem dinheiro, abriu a mente e deixou a criatividade aflorar. O resultado foi uma garrafa de vinho pintada com terra comum que o despertou para a possibilidade de desenvolver uma arte, um ofício hoje chamado Cores da Terra. Eis a primeira lição: mente aberta para os presentes que o presente nos oferece.

 

Ao aguçar a percepção para o rebento de sua pulsão, encontrou nas redondezas, em um único dia, terras de oito cores diferentes. Uma pesquisa mais apurada lhe presenteou com uma paleta de vinte e cinco cores de vários minérios – manganês, gipsita, caulim, etc - que, aos poucos, iam sendo identificados em conversas com geólogos visitantes. Já com a percepção mais aguçada, em uma pequena trilha era possível encontrar até oito cores diferentes de um mesmo mineral. Segunda lição: a Natureza se mostra abundante ao se conceber tal possibilidade.

 

O desenvolvimento da técnica foi empírico. Foram muitos erros e acertos para que Alex chegasse ao nível de qualidade atual de suas obras, uma vez que cada tipo de mineral tem um comportamento peculiar que exige técnica adequada. A base do trabalho é uma areia muito fina, o arenito, proveniente da decomposição de montanhas, utilizada como textura. Sobre esta base, são aplicadas camadas de cores feitas com diferentes tipos de terra. Terceira lição: perseverança e fé no próprio potencial.

 

Das garrafas, muito tempo se passou para que a técnica fosse aplicada a velhos vinis e CDs. À procura de um livro em um cebo, a atenção de Alex se voltou para outras possibilidades: o que seria jogado fora por estar arranhado, vinis e CDs se transformaram em novas bases para sua arte. “Além de serem materiais resistentes, estão sendo reutilizados, o que é o mais importante de tudo”, disse ele. Quarta lição: o sentido de pertencimento à Natureza e o respeito à Mãe Terra.

 

Ao ser indagado sobre por que não aumenta sua produção com a ajuda de outras pessoas, algo que seria lógico e natural para a maioria de nós, Alex deu uma resposta nem um pouco óbvia, uma vez que não se fundamenta na lógica de mercado. “A ideia não é essa - disse ele - não é industrializar, não é investir no chamado industrianato, muito comum na região.” Na indústria há pessoas produzindo, às vezes, trinta peças iguais, de forma repetitiva, gerando produtos baratos e até bonitos, mas frios, sem inspiração, sem energia, sem vida, produtos que alguém levará, veja só, para sua casa, para seu lar. De sua visão de mundo, Alex afirma que, vinculado a cada produto, há uma energia resultante da intenção de quem o produz. Ele até se predispõe a ensinar a técnica ao artista que quiser realizar trabalho similar, mas seu público não são aqueles que querem levar um presente bonitinho e barato. São pessoas sensíveis à procura de algo mais elaborado, feito com todo o cuidado das mãos de um artista, que vem impregnado da energia positiva de alguém que faz o que gosta. Quinta lição: o sentido de pertencimento à sociedade, o respeito às pessoas e o trabalho dignificador como vínculo entre seres humanos.

 

Produtos de arte pintados com terra produzidos pelas mãos cuidadosas de um verdadeiro artista, você encontra na  Eco Nativa.

 

Please reload

Postagens destacadas

Somos Eco Nativa

June 30, 2013

1/1
Please reload

Postagens recentes

17/12/2017

05/10/2017

Please reload

Please reload

Localize por tags
Siga-nos na rede
  • Facebook Classic

Compromisso com a vida!

R. Edmundo saporski, 272, Mercês, Curitiba. 80.710-610

(41) 3521-7128 / 99601-2638

contato@eco-nativa.com

facebook.com/econativa.integral

  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now