Tecelagem artesanal

05/23/2013

Paulo Rathunde

 

Produzir os próprios tecidos tendo como exemplo os ninhos de pássaros, parece ter sido o desafio de nossos ancestrais há cerca de 12 mil anos. Foi o princípio da tecelagem, uma das formas mais antigas de artesanato que, mesmo tendo se industrializado pela adoção de máquinas automáticas, ainda está presente em nossos dias em sua forma manual.

 

Tecelagem é o ato de tecer pelo entrelaçamento de fios formando tecidos conhecidos como planos ou de cala. O tecido plano se diferencia da malha, a qual consiste de um único conjunto de fios ligados por laçadas, o que a torna mais flexível e elástica do que os tecidos planos.

 

Como forma de expressão, a tecelagem artesanal está consolidada por técnicas ancestrais que, longe de serem restritivas, abrem infinitas possibilidades criativas por meio de uma linguagem subjetiva que gera produtos únicos, exclusivos, belos e artísticos.

 

A tecelagem pode utilizar fios naturais como o algodão e a lã, fios artificiais tais como o viscose, fios sintéticos a exemplo do nylon, acrílico e poliéster, ou então os chamados elastanos, dos quais o mais conhecido é a lycra.

 

O tecido da tecelagem é produzido pelo tear, ferramenta relativamente simples na qual os fios de urdume são colocados longitudinalmente com uma certa tensão constante formando a urdidura. O pente do tear, ao levantar alternadamente os fios da urdidura, forma a cala, um espaço entre os fios pares e ímpares, por onde passa transversalmente o fio da trama, sucessivamente, de um lado para o outro na medida que o pente levanta e abaixa os fios de urdume. Há vários tipos de tear, um para cada tipo de produto.

 

A tecelagem se consolidou no país durante o Brasil Colônia quando cada casa mineira abrigava um tear que produzia roupas, colchas, bolsas, toalhas, tapetes e outros utensílios para as classes menos abastadas. Nos dias atuais, a tecelagem artesanal ainda é fonte de renda de milhares de famílias que atendem, com qualidade, beleza e exclusividade, um público exigente e de bom gosto.

 

Na Eco Nativa você encontra belíssimos produtos da tecelagem artesanal feitos com fios naturais como tapetes, caminhos de mesa, mantas, almofadas, toalhas e muito mais. Venha conferir!

Please reload

Postagens destacadas

Somos Eco Nativa

June 30, 2013

1/1
Please reload

Postagens recentes

17/12/2017

05/10/2017

Please reload

Please reload

Localize por tags
Siga-nos na rede
  • Facebook Classic

Compromisso com a vida!

R. Edmundo saporski, 272, Mercês, Curitiba. 80.710-610

(41) 3521-7128 / 99601-2638

contato@eco-nativa.com

facebook.com/econativa.integral

  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now