top of page

Serviços

Foto Edna.jpg

Com

Edna Lúcia Ferreira

Dança Circular

O movimento intitulado Danças Circulares nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien em 1976 quando promoveu um resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda. Bernhard não criou, mas reinventou um antigo costume dando-lhe uma roupagem nova. O que importa na dança circular, segundo Wosien, não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.

 

Indicada para pessoas de qualquer idade, raça, credo ou profissão, auxilia as pessoas a tomarem consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, dificilmente é utilizada no dia a dia. 

 

Como instrumento pedagógico, a Dança Circular abre possibilidades para que cada participante explore seus potenciais subjetivos e dê vazão às suas próprias características, dando oportunidade para que se manifeste com liberdade para ser exatamente quem é. Um dos principais elementos da dança circular é o estímulo à interação social ao que Piaget considerava ser a fonte primária da cognição e do comportamento.

 

Podemos pensar na Dança Circular como uma prática ampla que favorece a atividade mental dos participantes ao estimular vários aspectos do complexo humano, não somente o cognitivo, mas também o psicomotor, o emocional, o espacial e o relacional.

 

Você pode solicitar mais informações ou agendar um horário para uma aula experimental pelos números que estão no rodapé desta página.

 

REFERÊNCIA:

WOSIEN, Maria-Gabriele. Site Dança Circular - http://www.dancacircular.com.br/oque.asp – consultado em 27/11/2016.

bottom of page