Serviços

Foto Edna.jpg

Com

Edna Lúcia Ferreira

Aromaterapia

A Aromaterapia é uma prática de saúde integrativa realizada pela inalação de óleos essenciais, compostos concentrados e orgânicos extraídos de plantas aromáticas.

 

Segundo a Neurociência, somos seres emocionais que pensam, não o contrário. As emoções são resultado de descargas bioquímicas no organismo comandadas pelo sistema límbico. Este, ao receber um estímulo proveniente dos órgãos sensoriais, dispara reações no organismo compatíveis com as memórias que aquele estímulo representa para o sujeito, desencadeando, por consequência, a ativação ou a desativação dos sistemas de defesa do corpo.

A vida cotidiana da maioria das pessoas é repleta de estímulos que disparam ansiedade, medo, estresse, entre outras emoções que mantém os sistemas de defesa permanentemente ativados, deixando a pessoa, como se diz, sempre pilhada. As consequências de um estado permanente de excitação são desastrosas para o organismo, gerando uma série de patologias.

 

Os aromas dos óleos essenciais inalados pelo sistema olfativo são direcionados para o sistema límbico com objetivo de disparar descargas bioquímicas que desativam os sistemas de defesa, propiciando ao organismo um estado de relaxamento, atuando na causa das patologias. Para isso são utilizados aromas que, antropologicamente, estão associados a memórias de contextos ancestrais relaxantes e pacíficos.

Os benefícios para a saúde são incalculáveis, pois alivia a ansiedade, a insônia, a depressão, promove o bem estar e fortalece o sistema imunológico.

A Aromaterapia é estimulada pela Organização Mundial da Saúde - OMS - e, no Brasil, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde - SUS.